top of page

Zona de Conforto ou Zona de Costume?


Confesso que já perdi a conta da quantidade de vezes que me desafiei ao longo destes meus 48 anos. A raiva, o desconforto e as algumas vezes o “acaso” (para quem acredita que exista, este não é o meu caso) foram mais fortes que o medo e se tornaram os combustíveis para que eu me movesse e mudasse.

Dei me conta que nem sempre a situação em que estava habituado era a melhor, mas o medo, a cultura da escassez me faziam ficar parado, estagnado e identifiquei que, para mim, o que era chamado de “Zona de Conforto”, na realidade era uma “Zona de Costume”. Mesmo que ela não fosse a mais agradável ou estivesse aquém das minhas expectativas, eu estava adaptado, acostumado a ficar daquele modo, naquela situação.

Muitas vezes essas mudanças representavam abrir mão da profissão segura ou de uma maior remuneração para encarar novos desafios, como um novo início, um novo aprendizado, um investimento no futuro. Sim, algumas vezes o arrependimento vinha, o medo se fazia presente e crescente, mas alguma coisa mais forte, me fazia olhar para frente e seguir adiante (disso falarei noutro post).

Então, já fazem alguns anos que utilizo a expressão “Zona de Costume“ na minha vida, palestras e Workshops que realizo. Pois, acredito que olhando desta forma, conseguimos entender que somos seres feitos para o movimento e não para a estagnação (se pararmos para pensar e pesquisar um adulto médio tem 206 ossos e 360 articulações – não vou entrar na questão dos tipos de articulações, pois o propósito aqui é outro).

Portanto, para mim fica claro que precisamos nos colocar sempre em movimento. É isso que nos dará sobrevida com qualidade, sanidade física e mental.

Apesar de, em vários momentos, sentir o desconforto inicial dessas mudanças e a incerteza do caminho adotado, a decisão passou a ser: seguir em frente, mantendo o posicionamento adotado, para sair da minha Zona de Costume, pois a recompensa estava “do lado de fora“.

Só assim, posso ter uma perspectiva de aprendizado e sucesso!

Se você não está onde deseja estar, o que te impede de sair???

Vamos sair da Zona de Costume???

Aqui tem um vídeo que ilustra esse processo da Zona de Conforto de forma magnífica.

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page