Esta sob muita pressão?
Sim , acredito que estamos numa época em que vivemos sob muitas pressões, seja no âmbito pessoal ou profissional e que, até certo ponto, são necessárias e até benéficas. Por outro lado, as pressões sempre existiram e, se formos olhar para trás, temos muito o que aprender com o passado e com as sabedorias ancestrais que estão ai ao nosso dispor.
Mas deve haver um limite para tudo, bem como formas para lidar com estas pressões. Um exemplo amplamente conhecido é a história do desafio entre um jovem lenhador e outro mais velho e experiente, onde o primeiro cortava as árvores sem parar com muito vigor, certo de sua vitória, ainda mais vendo que o mais velho parava frequentemente. Porém, ao final do dia, ficou surpreso por ver que o velho lenhador tinha derrubado mais árvores que ele. Então vem a lição de que as “paradas“ do velho eram para afiar o machado e ter melhores condições para realizar a tarefa.
Assim, deveria ser conosco, “pararmos de tempo em tempo, para afiar o machado“. Aprendendo técnicas e possiblidades de descompressão seremos, certamente, mais produtivos, assertivos e eficazes nas nossas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais.
E você? Acredita de verdade nesses benefícios?
Infelizmente, ainda é comum que empresas e gestores atuem como o jovem lenhador, confiantes apenas em suas qualidades e que é desperdício de tempo “afiar seu machado”. Porém, estudos mundiais e locais trazem a realidade de que essa crença e comportamento é prejudicial. Um exemplo disso é o grande desafio de lidar-se com a depressão nos ambientes corporativos (Ver matéria da Folha de S.Paulo).
A IPPON Brasil foi criada com o propósito de agregar valor ao mundo corporativo e as pessoas, utilizando-se dos seus pilares (Filosofia e prática das Artes Marciais, Gestão de Projetos e Psicologia Transpessoal).
Com esse propósito criamos uma série de práticas, baseadas nas artes marciais e mindfulness, já validadas nos workshops e oficinas “O Líder e o Guerreiro“, para levar ao ambiente corporativo a possibilidade de beneficiar-se desta possibilidade e permitir que seu corpo diretivo, tático e operacional esteja cada vez mais preparado para os desafios de seu dia-a-dia.
Nós a chamamos de “Descompressão”, ou seja, o momento de parada para lidar e aliviar as pressões.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes e como você ou sua empresa podem beneficiar-se também.