ORIGEM DO MENTORING
O termo Mentoring tem origem na Odisséia de Homero, da mitologia grega, onde Ulisses tem um amigo e guia chamado Mentor (também chamado Odisseu). Durante a Guerra de Tróia, Ulisses deixa seu filho, Telêmaco, por 20 anos aos cuidados de Mentor que faz o papel de guia/professor, uma pessoa mais experiente que o guia e orienta.
Gostamos de pensar na questão do Sensei (em japonês, aquele que veio antes), para poder explicar sob nossa ótica o papel do mentor, pois é alguém com olhar visionário e com mais experiência em determinada área e que pode ajudar e inspirar, reduzindo a curva de aprendizado ou de alcance de determinados objetivos.
O QUE É MENTORING PARA NÓS
Nem sempre o mentorado será mais jovem que seu mentor, mas necessariamente, o mentor deve ter mais experiência para poder compartilhar com propriedade seus conhecimentos e, o mais incrível é que ao final do processo, ambos saem mais sábios.
Também deve haver uma empatia mútua. Essa química precisa existir para que o processo de mentoring verdadeiramente aconteça, pois a relação de confiança deverá prevalecer em todos os momentos para que se obtenha os resultados desejados.
Seguindo nossos pilares, vamos além da teoria de mercado que trata apenas do profissional. Acreditamos no desenvolvimento integral do Ser, sendo impossível separar o pessoal do profissional. Ambos permanecem Uno, atuando em diferentes papéis, onde um influencia o outro. Buscamos desenvolver as qualidades pessoais para melhor atuar no profissional e atingir os objetivos desejados.
COMO?
-
O atendimento é individual, ajustado as necessidades e anseios do mentorado, onde ocorre a identificação dos cenários e busca de autoconhecimento.
-
Não há um tempo definido para que o processo seja finalizado, desenvolve-se de acordo com a evolução do tutorado, até que sinta-se apto a seguir de forma independente.
-
Inclui conversas e debates acerca de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho.
PARA QUEM?
-
Profissionais e/ou estudantes que queiram desenvolver habilidades e atitudes voltadas para liderança, seja de grupo ou auto liderança;
-
Gestores de projetos que almejam ampliar habilidades (soft skills) em gerenciamento de projetos;
-
Profissionais com necessidade de gerir e implementar projetos, sejam de cunho pessoal ou profissional.
CONHECENDO SEU MENTOR
“Devido a minha experiência de vida (profissional e pessoal), entre erros e acertos, entre as Artes Marciais e a Gestão, entre os Cálculos (de projetos e de finanças) e a Psicologia Transpessoal adquiri conhecimentos e sabedorias que estão ai, disponíveis para todos. Essa vivência me proporciona a possibilidade e a responsabilidade de compartilhar e amplificar essas experiências, sempre que possível.” Leandro da Rosa
Meu processo de mentoring com o Leandro vem sendo fundamental nesse momento de oxigenação em minha carreira profissional. Encerrar uma sociedade de 15 anos, abrir uma nova empresa, explorar novos segmentos de comércio, serviços e internacionalização. Ter esse tipo de estruturação e acompanhamento nessa caminhada tornou-se o grande baluarte do processo.
Serei eternamente grato aos fundamentos de aprendizado nessa nova etapa de desafios em período de mudanças.
Thiago Soll